devaneios online

posts recentes

Novo Código da Estrada ap...

Kit Assalto ?

Kiva, um ano

coisas...

Actividades sexuais!

CUIDADOS SEXUAIS PARA APO...

MusiCÃO ...

Bugs Bunny, pelo 'pai'

Arrumar a mala é fácil

Vinnie Jones ensina a sal...

mini boss

Ge Ni Al

...

A importância dos detalhe...

Angry football birds?

Publicidade criativa

Hmm.. medo de motoqueiros...

Garfield?

gatos (desta vez com água...

Silicone com fartura

subscrever feeds

arquivos

Julho 2013

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Maio 2012

Março 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Janeiro 2010

Julho 2009

Junho 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Em destaque no SAPO Blogs
pub
Sexta-feira, 26 de Julho de 2013

Novo Código da Estrada aprovado

Soube há instantes, que há dois dias (dia 24/Julho/2013) foi aprovado um novo código da estrada.

Não tenho nada contra, apenas observo que, provavelmente tal com eu, a maioria das pessoas não deve saber de nada...

Amanhã quando se meterem no seu carrito para ir passear, ou fazer as compras semanais, poderão estar a infringir o novo código sem saberem de nada. As autoridades, poderão ou não dar um período de tolerância, mas o facto é que as regras mudaram e ninguém foi avisado.

Deixo aqui um link para um pdf com o novo CE.

 

Curiosamente, encontrei esta informação num site da MUBI (Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta) e eles naturalmente destacam alguns pontos de melhoria relativos aos ciclistas e às bicicletas. A saber:

  • Acaba com a discriminação dos velocípedes na regra geral da cedência de passagem: tem prioridade quem se apresenta pela direita num cruzamento não sinalizado, seja um veículo a motor ou um velocípede;

  • Obriga o condutor a assegurar uma distância mínima lateral de 1,5 m do ciclista e a abrandar a velocidade durante a sua ultrapassagem;

  • Reforça que é obrigação do condutor de cada veículo assegurar-se que o seu comportamento não põe em risco a segurança dos peões e condutores de velocípedes, bem como de outros utilizadores vulneráveis;

  • Elimina a obrigatoriedade dos velocípedes circularem nas ciclovias, permitindo ao utilizador de bicicleta optar por circular juntamente com o restante trânsito quando não considere a alternativa em ciclovia vantajosa em termos de segurança, conforto ou competitividade;

  • Introduz a permissão de dois velocípedes circularem lado a lado numa via;

  • Permite a circulação de velocípedes em corredores BUS, quando tal for autorizado pelas câmaras municipais;

  • Equipara as passagens para velocípedes às passagens para peões, tendo agora os condutores dos outros veículos que ceder passagem aos condutores de velocípedes, nos atravessamentos em ciclovia;

  • Prevê e permite o transporte de passageiros em atrelados;

  • Prevê zonas de coexistência, em que os utilizadores vulneráveis podem utilizar toda a largura da via pública e realizar jogos, não sendo permitido o estacionamento nessas zonas;

  • Permite (não obriga) a circulação no passeio por condutores de velocípedes até aos 10 anos de idade.

Não sei se concordo com algumas destas medidas, mas ainda tenho de reflectir sobre elas...

publicado por AReis às 23:27
link do post | comentar | favorito

pesquisar

 

tags

todas as tags